domingo, 22 de abril de 2012

A Bíblia



A Bíblia



“Bíblia” se originou da palavra grega ‘Biblos’ e significa “livros”e somente foi usado a partir do ano 200 d.C. pelos cristãos.  
  
A Bíblia contém vários livros, mas ela é o livro. Plural e único, singular. 
A Bíblia é o Livro para todas as pessoas, de todos os tempos. É um livro sem igual, singular em sua classe. 
A Bíblia é a mais rara reunião de percepções literárias já escritas na história do mundo.

Sessenta e seis livros fazem parte da Bíblia. 
A Bíblia foi escrita durante um período de 1500 anos.
Cerca de 40 autores humanos diferentes escreveram a Bíblia.
Os autores foram escribas, reis, profetas, pescadores, sacerdotes, oficiais do governo, fazendeiros, pastores e médicos. De toda essa diversidade surge uma unidade incrível, com temas em comum por todo o seu percurso.

A unidade da Bíblia deve-se ao fato de que ela tem um Autor: Deus. 
A Bíblia é “Inspirada por Deus”.


"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;"
 (2 Timóteo 3:16).

Os autores humanos escreveram exatamente o que Deus queria que escrevessem, e o resultado foi a perfeita e santa Palavra de Deus.

"As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes."
(Salmos 12:6) 

"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1:21).

A Bíblia foi escrita por várias pessoas, mas foi inspirada por Deus. Deus usou de pessoas como instrumentos para transmitir a sua mensagem.
Nela encontramos a história da Salvação, desde a criação do mundo, feita por Deus, até as profecias da Segunda vinda de Jesus, o Filho de Deus. 
Podemos caracterizar a Bíblia como uma "grande carta" enviada por Deus à todos os seus filhos. Nesta carta encontramos o Plano que Deus preparou para cada um de nós.

A Bíblia está dividida em duas partes: 
O Velho Testamento e o Novo Testamento. 
A palavra testamento significa aliança.
O Velho Testamento é a história de uma nação, e o Novo Testamento é a história de um Homem.

A Bíblia em sua forma original é desprovida das divisões de capítulos e versículos. A divisão aconteceu para facilitar sua leitura e localização de "citações".   

A Bíblia é composta de 66 livros, 1.189 capítulos, 31.173 versículos, mais de 773.000 palavras e aproximadamente 3.600.000 letras. Gasta-se em média 50 horas (38 VT e 12 NT) para lê-la ininterruptamente ou pode-se lê-la em um ano seguindo estas orientações: 3,5 capítulos diariamente ou 23 por semana ou ainda, 100 por mês em média.

O Velho Testamento descreve a fundação e preservação da nação de Israel. Deus prometeu usar Israel para abençoar o mundo inteiro (Gênesis 12:2-3). Uma vez que Israel tinha sido estabelecida como nação, Deus fez surgir uma família daquela nação através da qual a benção iria vir: a família de Davi (Salmos 89:3-4). Então, da família de Davi foi prometido um Homem que traria a benção prometida (Isaías 11:1-10). 

O Novo Testamento detalha a vinda desse Homem prometido. Seu nome era Jesus, e Ele cumpriu as promessas do Velho Testamento por viver uma vida perfeita, morrer para tornar-se o Salvador e ressuscitar dos mortos.

Jesus
é o personagem principal da Bíblia.
O Velho Testamento prediz Sua vinda e prepara para Sua entrada ao mundo.
O Novo Testamento descreve Sua vinda e Seu trabalho para trazer salvação a nosso mundo pecaminoso. 
Jesus é mais do que uma figura histórica; na verdade, Ele é mais do que um homem. Ele é Deus em carne, e Sua vinda foi o evento mais importante da história do mundo. 
Deus Se tornou homem para nos dar um retrato claro e compreensível de quem Ele é. Como é Deus? Ele é como Jesus; Jesus é Deus na forma humana.

A simples leitura da Bíblia é como a leitura de qualquer livro, letra morta. Mas a leitura da Bíblia com o Espírito Santo torna a Bíblia diferente dos outros livros, porque recebemos a revelação e a letra se torna viva. Não somente semente, mas a semente que dá vida.


"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." 
(2 Coríntios 3.6) 

Quando chegamos ao conhecimento do que vem a ser a Bíblia e a sua importância para todos nós podemos desfrutar daquilo que Ela pode nos proporcionar, e devemos praticar os ensinamentos daquele que é o Seu centro: Jesus Cristo.

Leia a Bíblia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário