domingo, 27 de maio de 2012

Qual é a Minha Responsabilidade?




Qual a Minha Responsabilidade?



"E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas". (Mateus 22:34-40).

Responsável? Eu posso pensar que sou responsável por mim mesmo e por minha família e, além desses não respondo por mais ninguém. Mas, será que tenho outras responsabilidades? Por quem respondo? Será que sou responsável por meus vizinhos? Por meus compatriotas? Pelas pessoas do mundo? Afinal, somos da mesma raça, vivendo num mesmo planeta. Qual é a minha responsabilidade?
"Amarás o teu próximo..." 
Segundo a Bíblia, o próximo é qualquer pessoa em necessidade ao nosso redor, até mesmo nosso inimigo. Então, temos uma parcela de responsabilidade por todos os seres humanos.
Deus permite situações nas quais podemos encontrar e conhecer o nosso próximo: no trânsito congestionado, nos semáforos das grandes cidades, na fila do banco, no supermercado, nos hospitais, nos presídios, nas favelas, nas reuniões de trabalho, de condomínio, de igreja, em nossas casas com nossos familiares, com nosso jardineiro, nosso carteiro, nosso vizinho, nosso colega, ...
O nosso próximo é aquele que está ao nosso lado, é aquele que está precisando de nosso auxílio. 
Ele está nesses encontros quando mais podemos dar testemunho do que o amor de Deus é capaz de fazer através de nós. São as oportunidades para propagarmos a generosidade infinita de Jesus e o quanto todos nós, sem exceção, somos importantes aos olhos de Deus. 
Precisamos pedir ao Pai para que em todos os momentos de nossa vida possamos distinguir quem é o nosso próximo e ajudá-lo, também que tenhamos o desejo de servir e nos envolver com as pessoas ao nosso redor, como o Senhor fez conosco. Assim, estaremos obedecendo ao principal mandamento da lei de Deus que é o amor ao próximo, ou seja, cumprindo nossa responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário