segunda-feira, 18 de junho de 2012

Festas Juninas




Festas Juninas


A música é animada, o ambiente, descontraído, e, vez ou outra, ouve-se o estouro de bombas e rojões. Um grupo dança alegremente ao som de um acordeão, enquanto a maioria prefere apenas assistir ao espetáculo e deliciar-se com as guloseimas vendidas nas barraquinhas decoradas. São as chamadas festas juninas – uma herança da colonização portuguesa e uma tradição em todo o Brasil no mês de junho.

A origem das festas juninas remonta às celebrações ao deus sol entre os povos europeus, muito antes da era cristã. No solstício de verão no hemisfério norte, no dia 21 de junho, quando o sol atinge seu ponto mais alto no céu, eram realizados diversos rituais de fertilidade da terra com intuito de obter boas colheitas.crescimento da vegetação, prover a fartura nas colheitas e trazer chuvas. Nelas, ofereciam-se comidas, bebidas e animais aos vários deuses em que o povo acreditava. As pessoas dançavam e faziam fogueiras para espantar os maus espíritos. Por não conseguir impedir sua realização, as comemorações não foram extintas e, sim, adaptadas para o calendário cristão. 

Os jesuítas portugueses trouxeram os festejos joaninos para o Brasil. Também durante as comemorações dos solstícios, muitos desses povos cultivavam uma crença segundo a qual deveriam banhar-se no mar ou nas nascentes dos rios para livrarem-se de seus pecados. Além desse costume, fazia parte dos festejos ascender fogueiras em honra aos deuses e para purificar a terra.

Com a cristianização desses povos pela igreja romana, tais rituais ganharam seu viés cristão. Por isso, João Batista passou a ser celebrado três dias depois do solstício, data de seu suposto aniversário, pela relação entre seu batismo e os banhos rituais. As fogueiras também ganharam uma versão cristã: pregar a tradição católica que Isabel, mãe de João Batista, teria combinado com Maria de ascender uma fogueira assim que desse à luz seu filho para que a mãe de Jesus, vendo a fumaça ao longe, soubesse do nascimento dele. A história, entretanto, não encontra respaldo algum nas Escrituras. 

Seria as festas juninas folclore ou religião?

Folclore significa “o conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças popula- res expressas em provérbios, contos  ou  canções; ou  estudo e  conhecimento das  tradições  de  um  povo,  expressas  em  suas lendas, crenças, canções e  costumes".

Sob essa base é que instituições educacionais promovem, em nome do ensino, as festividades juninas, expressão que carrega consigo muito mais do que uma simples relação entre a festa e o mês de sua realização.

Entretanto, convém salientar a coerente distancia existente entre as finalidades educacionais e as religiosas.  Quando se mistura folclore e religião, a criança rapidamente se envolve com as músicas, brincadeiras, comidas e doces. A forma como é descrita a origem das festas juninas é extremamente infantil, justamente para que alcance as crianças.

Normalmente, as pessoas que participam das festas juninas querem tributar louvores a seus patronos como gratidão pelos benefícios recebidos. Admitem que ter sido atendidas por Santo Antonio, São João Batista e São Pedro. Crêem também que esses santos podem interceder por elas junto a Deus. Entretanto, os santos não podem fazer nada pelos vivos. Quanto a participar cabe ao cristão tomar a melhor decisão.

Como seguidores de Cristo, suplicamos, diante desta delicada exposição, que Deus nos conceda sabedoria para que consigamos proceder de uma maneira que o agrade em todas as circunstâncias, pois: “toda ação de nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário