terça-feira, 12 de junho de 2012

O Amor Verdadeiro





O Amor Verdadeiro


A melhor palavra para definir 'amor' é Deus. A melhor palavra para definir o amor de Deus é 'cruz'.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3.16)

"Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos". (1João 3.16) 

Jo 3.16 nos fala sobre o que Deus fez por nós. Deus deu o Seu melhor para nós, seu único filho, Jesus Cristo.
I Jo 3.16 nos fala que não basta somente conhecermos o amor de Deus por nós, também devemos levar esse amor ao próximo, e isso implica dar a vida, porque o amor verdadeiro, o amor que vem de Deus não é somente de palavras, envolve atitudes. 
Dar a vida ao próximo significa que devemos morrer para nós mesmos, que devemos negar a nossa vontade para que a vontade de Deus seja feita.
Precisamos aprender a amar, amar a Deus e amar o que Ele mais ama (pessoas).
O amor não é um sentimento, é uma decisão, e Jesus é a maior prova disso. Ele decidiu morrer na cruz por mim e por você. Ele sabia que iria sofrer, mas mesmo assim, Ele decidiu pelo amor!
O sinal do amor de Deus por nós é a cruz! É o amor verdadeiro!

"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim". (Mateus 10.38).

Se quisermos aprender o que é amar como Deus ama, precisamos aprender o que é a cruz.  A cruz é negar a nossa vontade, a cruz é fazer aquilo que Deus quer e não o que queremos. A cruz é pagar o preço que envolve amar o próximo.

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?". (1João 4.20).

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". 
(1Coríntios 13.1-13)

Cristo é o nosso exemplo de amor. Mesmo com nossas imperfeições Ele nos ama, e assim também devemos amar o próximo. 
O amor não espera nada em troca, o amor que vem de Deus é incondicional.
Amar ao próximo não é só dizer que amamos, amar o próximo é enxergá-los assim como Deus as enxerga.
Amar o próximo é separar um tempo a sós com Deus, dobrar os joelhos e começar a orar pela família, amigos e desconhecidos também.
Amar ao próximo é abençoá-lo com recursos financeiros, ajudar em suas necessidades, sem esperar algo em troca.
Amar o próximo é guardar a vida dele, ensinar o caminho da Verdade, falar do Amor de Cristo e Viver esse amor. Amar ao próximo envolve atitudes práticas.

"conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele". (1João 4.16) 

Quando amamos as pessoas, estamos mostrando Deus a elas.
As pessoas não precisam de uma religião, elas precisam de Jesus Cristo, e Jesus Cristo é amor.
A cruz é o caminho para exercermos o amor que vem de Deus.
A Cruz revela o verdadeiro amor.
A cruz significa “Amar até o fim”. É o que Jesus nos ensina. É o Evangelho completo.
Deus nos chamou e nos atraiu pela cruz. Ao nos aproximarmos da cruz, mesmo sem palavras, vamos sendo quebrantados pelo Seu amor, o Amor Verdadeiro. 
Se pregarmos sem praticarmos o que pregamos estamos vivendo um evangelho incompleto. 
Que possamos refletir sobre essa linda história de amor. Pois falar que amamos é fácil, mas o que vai “provar” esse amor são as nossas atitudes. 
Jesus deu a maior prova de amor morrendo na cruz por nós para que fôssemos libertos das amarras do pecado.
Que amemos por atitudes, mesmo que sejam pequenas atitudes, mas que na vida do nosso próximo farão diferença.
Amar quem nos ama é fácil, mas amar aquele que nos fez mal, ou aquele que não é tão próximo de nós, é difícil, mas, não impossível. Se clamarmos a Deus, Ele nos capacitará e nos dará forças para amar as pessoas, pois é isso que Deus mais ama: pessoas. Deus nos ajudará, pois Jesus morreu por todos.  Jesus nos ama sem distinção.
Que Deus coloque o Seu amor em nossos corações, para amá-Lo acima de tudo e, amar ao nosso próximo também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário