segunda-feira, 23 de julho de 2012

Um Novo Nascimento



 

 Um Novo Nascimento



Dois anciãos estavam conversando sobre as suas dores, as tribulações cotidianas e o problema da velhice. Disse um para o outro: “Pois é, amigo, este negócio de ficar velho é horrível. Mas pior ainda é a alternativa de morrer!”
Nada substitui a vida.
Vida começa sempre com o nascimento. E em meio a uma alegria geral. Você que é mãe ou pai deve lembrar-se do nascimento do seu primeiro filho. Sem dúvida foi um dos momentos mais felizes de sua vida, com muitos beijos e abraços.
A vida espiritual não é diferente. Ela sempre começa com um nascimento em determinado lugar e num certo dia, que se transforma em aniversário espiritual.

A grande diferença entre nascimento físico e espiritual é esta: ninguém nasce por vontade própria, e sim pela vontade de duas pessoas. O nascimento espiritual, entretanto, é resultado do desejo que alguém tem de alcançar uma vida nova, o que lhe é concedido somente através da confissão de pecados ao Senhor.
A simples compreensão deste fato já destrói várias tradições “cristãs”, as quais nada têm a ver com a realidade. Muitas pessoas se consideram cristãs pelo fato de terem nascido num país cristão, como se o cristianismo equivalesse a determinada nacionalidade; ou por haverem nascido num lar cristão, fazendo do cristianismo mera herança de família. O máximo permitido ao filho de pais crentes é a possibilidade de pedir por sua livre e espontânea vontade a nova vida em Jesus Cristo. Isto quer dizer que todos, sem exceção, precisamos nascer de novo, ou seja, experimentar um nascimento espiritual, a fim de termos o privilégio de receber uma nova vida. 
Como é que isto acontece?
Pela fé.

Novamente chamo a atenção para o fato de ser necessário deitar abaixo algumas idéias sobre o cristianismo autêntico, idéias essas que nada fazem senão afastar as pessoas da fonte da vida espiritual. Quantos neste mundo não estão tentando ganhar crédito junto a Deus através de doações para a Igreja, obras de caridade, ou até mesmo uma vida de certo gabarito moral. Isto não é possível. O doador da vida espiritual é Deus, e essa vida nós recebemos como dádiva, e através da nossa fé.

A Bíblia descreve a nova vida assim:

"... porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não das obras..."  (Efésios 2.5, 8).

A nova vida em Cristo tem muitos nomes, todos com idêntico sentido: salvação, conversão e novo-nascimento. O importante é ter consciência de que ela é uma experiência real e transformadora.

Por que é necessário este novo nascimento?
Porque é assim, e tão somente assim que se entra na família de Deus. Se você que é brasileiro desejasse nascer numa família norte-americana isto não seria possível, pois você nasceu de pais brasileiros.
É isto o que acontece no cristianismo autêntico. Jesus disse que o pecador está espiritualmente morto. Não adianta fantasiá-lo de cristão e levá-lo para a Igreja em dia de festa. Ele está mais do que morto, e a única solução para ele é uma vida nova.
Eis porque a vida espiritual começa com um nascimento. O salmista Davi declara haver nascido em pecado. Nasceu, portanto, espiritualmente morto, assim como todos os que nascem de uma mulher.
Este novo nascimento ocorre pela fé, e a fórmula para alcançá-lo é simples. O pecador diz: “Deus, tem misericórdia de mim, e me salva pelo sangue do teu filho, Jesus”.
Este é o único caminho para a vida nova, a vida eterna. Não há outro.
Preciso acrescentar uma palavra: esta vida nova em Cristo não é uma vida qualquer. Ela é uma vida abundante.  
"Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” " (João 10.10)

Este é o âmago do Evangelho, a dinâmica do cristianismo autêntico e vibrante
avamente chamo a atenção para o fato de ser necessário deitar abaixo algumas idéias sobre o cristianismo autêntico, idéias essas que nada fazem senão afastar as pessoas da fonte da vida espiritual. Quantos neste mundo não estão tentando ganhar crédito junto a Deus através de doações para a Igreja, obras de caridade, ou até mesmo uma vida de certo gabarito moral. Isto não é possível. O doador da vida espiritual é Deus, e essa vida nós recebemos como dádiva, e através da nossa fé.
A Bíblia descreve a nova vida assim:
“... porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não das obras...” (Efésios 2.5, 8)
A nova vida em Cristo tem muitos nomes, todos com idêntico sentido: salvação, conversão e novo-nascimento. O importante é ter consciência de que ela é uma experiência real e transformadora. 

Pr.Gualter Guedes
prgualterguedes.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário