quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pai Compassivo


 Pai Compassivo

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.” 
(Salmos 103.13)

O Salmo 103 todo nos chama a atenção para a misericórdia, amor e grandeza de Deus. O SENHOR é soberano sobre toda a terra, o seu trono está nos céus e Ele domina toda a criação (vv.19-22). Ao mesmo tempo sendo grandioso e majestoso, o nosso Deus derrama sobre o seu povo seus benefícios que Davi diligentemente procura lembrar aos seus leitores e o autor bendiz ao nome do Deus da Aliança (vv.1, 2).

O SENHOR também perdoa pecados, renova forças, não é irascivo mas é misericordioso. Isso vemos nos vv.8-12. Em seguida, vemos que o perdão dos nossos pecados é fruto da compaixão de Deus. Pois o versículo da leitura mostra que semelhante a um pai que tem compaixão dos seus filhos em suas necessidades e mazelas, muito mais Deus, que é nosso Pai Celestial tem compaixão de nós em nossas dificuldades, necessidades, quedas e dores.

Os olhos de amor de Deus estão em cima de nós. Ele se envolve com o seu povo e se importa com ele, derramando a sua compaixão e graça. E por quê? Davi, então mostra o que somos: frágeis, finitos, carentes do cuidado e da proteção de Deus, em que precisamos da misericórdia que é eterna e sua justiça que vem sobre nós, que somos e devemos ser aqueles que guardam a sua Aliança (vv.14-18).

O que podemos concluir? Que Deus é o nosso Pai amoroso que olha com compaixão para as nossas necessidades, dores e mazelas. Que também age com bondade e misericórdia quando pecamos, enviando o seu Filho para dar a vida por muitos (Marcos 10.45; João 3.16). Que dirige as nossas vidas provendo o que necessitamos como nosso Rei.

Então, como Davi, bendigamos a esse SENHOR e Pai maravilhoso e a Cristo Jesus, Nosso Salvador e nosso irmão mais velho pela compaixão que tem derramado sobre nós. 
                       
                                             ipbisa.blogspot.com.br


                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário