domingo, 19 de agosto de 2012

Você é Hipócrita?






Hipocrisia:

 1. Afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem. 
 2. Impostura, fingimento, simulação, falsidade. 
 3. Falsa devoção.  



Você é Hipócrita ?
  

Ninguém quer ser conhecido como um hipócrita, mas nós  possivelmente estamos mostrando a hipocrisia na forma como vivemos a nossa fé.

Em Mateus capítulo 7 Jesus diz: "Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho; e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão“.
"Eu não quero ser um hipócrita”. Honestamente, essa é uma das minhas metas na vida a de não ser um hipócrita, talvez o meu maior objetivo.  Todos os dias eu quero encurtar a distância entre o que professo e o que eu realmente vivo. Eu não quer que haja lacunas entre o meu 'falar' e meu 'andar’.
Bem, às vezes ajuda colocar algumas questões muito específicas na sua frente cada manhã, questões que refletem o coração das Escrituras. Que você pode se perguntar a cada dia. Na verdade, eles foram propostos por John Wesley séculos atrás. Ele fez isso como uma espécie de teste de auto-avaliação.
Precisamos de convicção se queremos progredir na nossa caminhada com Cristo. Assim, todas as manhãs é importante perguntar-se:

Estou consciente ou inconscientemente, criando a impressão de que sou uma pessoa melhor do que eu realmente sou?
Eu rio dos erros dos outros, divertindo-se com seus erros e infortúnios?
Não faço questão de ter o meu próprio caminho?
Existe uma tendência para colocar os outros para baixo para que eu seja colocado mais alto?
Eu transmito aos outros o que é dito a mim em confiança?
Eu sou pronto em expressar 'obrigado' para as pessoas para o que elas fizeram para mim, não importa quão insignificante pareça?
Eu sou um escravo das vestes, um escravo dos amigos e suas opiniões, um escravo do trabalho ou hábitos?
Eu sou auto-consciente, tenho auto-piedade, ou tento auto-justificar?
Será que a Bíblia vive em mim?
Será que eu desobedeço a Deus em qualquer coisa?
Será que eu insisto em fazer algo sobre o que minha consciência estava inquieta?
Será que posso lidar bem com desânimo ou eu tenho de ser mimado?
Estou gostando de oração?
Quando foi a última vez que eu falei com alguém a respeito de Cristo?
Existe alguém a quem eu temo, tenho antipatia, nego, critico ou mantenho ressentimento? Se assim for, o que estou fazendo sobre isso?
Cristo é real para mim?

John Wesley estava perfeitamente consciente de nossa tendência a encobrir perguntas penetrantes como estas. Muitas vezes nos julgamos por nós mesmos. E você sabe como quando você faz isso, o pecado pode tão facilmente enganá-lo, convencê-lo que sua caminhada é a sua conversa, que você realmente vive o que professa. Bem, podemos ser seguidores de Jesus, mas ainda há um monte da natureza humana em nossos corações que nos arrasta em direção oposta.

Ninguém quer ser um hipócrita, por isso, se essas perguntas que eu  compartilhei falaram com você ou condenaram o seu coração, então você precisa buscar estas questões, muitas vezes. A finalidade é diminuir a distância entre o que você diz e o que você vive. Deixe sua confissão corresponder à sua vida diária.

Joni Eareckson Tada
Traduzido por Clarice Pessato

Nenhum comentário:

Postar um comentário