sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Poder do Exemplo





O Poder do Exemplo




"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a nosso Pai, que está nos céus." (Mateus 5:16)

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens" 
(Mateus 5:13) 

Todos temos em nossas vidas pessoas cujas opiniões nós respeitamos e até nos perguntamos, ao passaremos por uma situação difícil, o que fulano faria ou diria? 
Uma das razões porque Deus deve ter escolhido Paulo para escrever a maior parte do Novo Testamento é que Ele queria que soubéssemos sobre este apóstolo.
Deus quer que compreendamos o pensamento de Paulo, suas ambições, seu foco e motivações. 
Ao lermos sobre ele no livro Atos e, todo o caminho através de suas epístolas, vemos que a ambição de Paulo era a vida no evangelismo, seu foco era a cruz, e seu alvo era Cristo. 
O Espírito de Deus inspirou Paulo a dizer-nos: - Junte-se com os outros seguindo o meu exemplo.

Diante acusadores? Paulo mantém sua língua e aponta para os fatos. 
Assaltado por dificuldades? Ele diz que essas dificuldades resultarão para o bem. 
Confrontado com a injustiça? Paulo afirma pacientemente o seu caso e se move para a frente. 
Golpeado com cárcere privado? Ele canta louvores a Deus em sua cela. 
Assediado por ameaças de morte? Ele diz que seria apenas mandá-lo para casa, mandá-lo mais cedo para a Glória. 
Perseguido por solidão? Paulo fixa os olhos acima em glórias celestiais.

Paulo nos diz para seguir o seu exemplo. E nós podemos fazer isso? 
Quando somos atacados por dificuldades, somos capazes de confiar que está tudo se encaixando para o bem? 
Quando somos confrontados com as injustiças, podemos pacientemente apenas afirmar o nosso caso e avançar sem iniciar uma discussão? 

Há tanto sobre o apóstolo Paulo que podemos imitar; tantas coisas sobre sua vida que podemos copiar para a nossa.

Todos nós precisamos do poder do exemplo. Há exemplos que Deus nos dá para seguir, pode ser um cristão maduro ou uma figura bíblica como Paulo. 
Podemos não perceber, mas alguém está nos seguindo, por isso vamos dar um exemplo para o bem e não para o mal. Vamos fazer a cruz o nosso foco, a nossa motivação o evangelismo, e a glória de Cristo, nosso objetivo. Sejamos um exemplo a ser seguido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário