segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Carnaval






                   Carnaval








Eu sempre fui de brincar                         Mas, houve alguém que chegou     
De sorrir, de cantar                                Quando a festa acabou      
De viver a vontade                                 Quando já era tarde    
Nos carnavais foliões                              Trouxe alegria melhor     
Em diversos salões                                 Um sorriso maior 
Quanta felicidade!                                  Plena felicidade!

E na brincadeira de viver                        Hoje eu sei de fato o que é cantar 
Brinquei demais                                     E brincar e sorrir    
E quis morrer                                         Tudo é mais bonito   
Risos passageiros, falsas alegrias             E nada mais seduz
Lágrimas, angústias                                Do que ter alguém como Jesus       
Tristes fantasias                                     Trás esperança, alma de criança  
                                                             Vida eterna e confiança     
Dia a menos dia                                      Em seu imenso amor e luz. 
Descobri que resta                                                           Autor Desconhecido
Cinza em plena quarta-feira
Prá comemorar   

                    
Vivendo os dias do carnaval, quando o país inteiro celebra, não se sabe ao certo o quê, vale a pena esclarecer a origem dessa celebração.

Mulheres seminuas, carros alegóricos, fantasias, críticas ao governo, enfim, tudo é válido para tirar o indivíduo da dura realidade por alguns dias. Entretanto, de todas as alegorias, esta é a mais triste: milhares de jovens se envolvem com drogas; adquirem uma gravidez prematura ou doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS; apesar do esforço das autoridades em esclarecer à população sobre todos esses riscos. Aliás, o que os governos ganham com o turismo durante esses dias, eles perdem muito mais com o sistema de saúde e de vigilância. Sem mencionar muitos outros prejuízos, de fato não é um bom negócio em muitos aspectos. 

O que representa a festa do carnaval?

O carnaval é uma festa que já existe há muitos anos. Se observarmos as Escrituras Sagradas, podemos verificar que festas semelhantes a esta eram realizadas por povos que viviam distantes de Deus (Gênesis 18,19 e Êxodo36) mais tarde, na Itália, surge uma festa chamada carnavale, que quer dizer "o tempo em que se faz uso da carne."

Hoje em dia, no Brasil, o carnaval é uma festa que acontece nos três primeiros dias que antecedem a quarta-feira de cinzas, e é realizado com o intuito de incentivar as pessoas a fazer tudo o que tem vontade, sem restrições. É uma forma de liberdade para realizar o que a vontade carnal deseja, como: prostituição, vícios, mentiras, adultério, brigas, contendas e muitas outras coisas escondendo-se atrás dos “dias de folia.” Não há a menor preocupação entre as pessoas que participam desta festa em agradar a Deus ou praticar o que é certo. Mas, uma vontade de guiar a si mesmas para os prazeres da carne.

Se procurarmos no dicionário o significado da palavra carnaval, podemos observar que ela tem como sinônimo as palavras “confusão, desordem e orgia”, coisas que não nos trazem benefício algum, pelo contrário, nos afasta de Deus.       
A Bíblia apresenta uma outra proposta de alegria e diversão. É a alegria da paz interior. A alegria de ver o mundo, homem e Deus, o Criador, de uma forma completa e integrada. Essa é a verdadeira festa.

As pessoas se escondem atrás de máscaras e fantasias na tentativa de amenizar o sofrimento e o vazio interior da vida cotidiana, vivendo por quatro dias uma falsa alegria. Há um verso de Vinícius de Moraes que ilustra bem toda a ilusão do carnaval: “A gente trabalha o ano inteiro por um momento de sonho para fazer a fantasia de Rei, ou de Pirata, ou Jardineira e tudo se acabar na quarta-feira”. A essas palavras eu acrescento os sábios pensamentos de Salomão: 

"Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade. Anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos, mas sabe que por todas estas coisas te trará Deus a juízo." (Eclesiastes 11:9). 

Além de tudo, a Bíblia nos ensina que quando queremos conhecer se a árvore é boa ou má, devemos olhar os seus frutos, sendo assim, podemos observar que os frutos do carnaval são totalmente maus, uma vez que as pessoas ficam embriagadas, sofrem acidentes, muitos cometem assassinatos, outros traem, se prostituem, brigam, são contaminados pelo vírus da AIDS, famílias são destruídas, etc.     
       
Se quisermos andar com Deus, devemos nos afastar de tudo que O desagrada, e para aqueles que O amam isso não é um sacrifício, mas um dever diário.

‘’Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.  Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.  Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.  Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.  Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,  invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.’’ (Gálatas 5:13-21)


Nenhum comentário:

Postar um comentário