domingo, 30 de junho de 2013

O Naufrágio




O Naufrágio 


 
O sábio diz: “Não havendo sábia direção, cai o povo”. (Provérbio 11.14)

Parecia que ninguém percebia nada, ou se percebesse ninguém reagiria, mas o cálice transbordou e povo e manifestou.
       

A história está repleta de exemplos de maus governantes, que trouxeram desgraça e opressão para sua nação.  E temos ainda hoje ditadores carrascos que abastecem-se do poder, vivem luxuosamente enquanto o povo geme, pobre e oprimido.

Estamos vendo a maior mobilização popular da história brasileira. Multiplicam-se os acontecimentos repugnantes que entristecem os brasileiros e depõem contra a República. Os escândalos que vem à tona envolvem pessoas ligadas à alta cúpula política da nação. Uma nação precisa orgulhar-se dos seus líderes, porém a realidade nos mostra que cada vez mais escasseiam os bons exemplos.

Os grandes impérios do passado caíram diante de ataques externos porque já estavam estragados por dentro. A corrupção moral desemboca na fragilidade política.

A realidade brasileira é que não temos vivido a democracia prometida pelos governantes, pois o povo vive à margem dos privilégios. A classe trabalhadora vive sobrecarregada debaixo de pesados tributos. Há uma injusta distribuição de renda.

A insatisfação com a corrupção, com os desmandos políticos e com os serviços públicos chegou a um limite insuportável. O cálice transbordou e o povo foi para as ruas.

Cenário bem diferente é a nação que é governada por sábios. Quando o justo governa, o povo é abençoado.          

Toda autoridade é constituída por Deus para uma dupla finalidade: a promoção do bem e a repressão do mal. Quando as autoridades toleram o mal e são remissas na prática do bem, devem ser alertadas a entender sua vocação. Cabe aos governados orar pelas autoridades, honrá-las e obedecê-las enquanto forem fiéis ao seu mandato.

O líder precisa amar as pessoas e usar as coisas em vez de amar as coisas e usar as pessoas.  

A Bíblia diz que feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. Todas as nações que foram estabelecidas sob o amparo da Palavra de Deus tornaram-se prósperas e felizes; todas, porém, que proibiram a liberdade e perseguiram o evangelho caíram em degradação.  Para construirmos uma grande nação precisaremos resgatar os valores morais que são pisados como lama nas ruas. É tempo de uma reforma não apenas das estruturas políticas, mas, sobretudo, da vida.

E se a mudança na direção certa for buscada, o naufrágio pode ser evitado.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário