domingo, 22 de setembro de 2013

Primavera Espiritual





Primavera Espiritual

Na gênesis do mundo lemos que as estações sempre existirão:

“Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão”. (Gênesis 8.22).

No mundo físico passamos por estações no decorrer do ano. A primavera é a estação das flores e sempre sucede ao inverno.

Na gênesis da igreja, encontramos:

E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações”. (Atos 14.17).

No mundo espiritual figuradamente passamos por estações também. Devemos sempre esperar uma primavera espiritual logo depois de um difícil inverno onde podemos ver as promessas de Deus florescendo em nossas vidas.  
“Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem.” (Cantares 2.11)
A primavera é a estação onde experimentamos prosperidade.
“Dias virão em que Jacó lançará raízes, florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto o mundo.”  (Isaías 27.6) 
Na sagrada escritura nos é relatada a experiência de Israel no cativeiro babilônico e o seu regresso a Sião. Depois de mui to sofrimento encontramos no capítulo 35 do livro de Isaías uma resposta de conforto para os servos de Deus. O profeta declara que o período de escuridão e tristeza já passou. Ele vê o deserto e a estepe se revestindo de beleza. O deserto vira jardim. Além dos benefícios naturais na terra, há benção espiritual para ser desfrutada pelo povo.

‘’... E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.” (Isaías 35.1-10)

A promessa de benção espiritual ao povo pode ser comparada com a primavera. Quando cultivamos a presença de Deus obtemos uma esperança sem limites, sentimos em nós a primavera e o superabundante amor de Deus nos faz manifestar o nosso contentamento. A terra deserta torna-se manancial de águas vivas.

"Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” (João 7.37)

O povo desanimado deve acordar e despertar o seu espírito para receber a experiência da presença e do poder de Deus e será renovado na sua coragem e no seu vigor. Deus trará a justiça sobre os seus opressores e também um grande livramento. Ele julgará toda injustiça feita ao seu povo e eles verão a glória do Senhor e Seu esplendor.

“Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.”
(Isaías 55.12-13)

Na presença de Deus recebemos ânimo e energia para vencer qualquer crise. A expressão do amor de Deus, que flui através de nós para os outros, nos possibilita viver em paz.

Ainda que a nossa vida tenha sido um deserto, ela será transformada em jardim regado. A terra deserta torna-se manancial de águas vivas permitindo que sejamos aptos para produzir fruto abundante que se transforme na glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário