domingo, 18 de maio de 2014

A Trindade e a Intercessão






A Trindade e a Intercessão





"... mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8.26)

A palavra trindade não existe na Bíblia, mas ela é usada para definir a união de três pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo) em um só Deus.

Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora sua própria. É estar entre Deus e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em oração até a vitória na vida daquele por quem intercede.
Intercessor é o que vai a Deus por causa dos outros. Ele se coloca numa posição de sacerdote, entre Deus e o homem, para pleitear a sua causa.
Deus é santo. Por causa do pecado não podemos nos aproximar de Deus, precisamos de um intercessor.
Mas Deus procurou o intercessor entre os homens e não foi encontrado nenhum.

"Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum.” (Ezequiel 22.30)


Jesus é o único intercessor cujo sangue foi aceito por Deus. Por isso Ele pode interceder por nós. 

"Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." (Romanos 8.34)





                                        DEUS
                          JESUS
          HOMEM 


"A oração é tão valorizada por Deus, que dentro da Trindade, temos dois intercessores. Jesus é o nosso intercessor legal. O Espírito Santo é o nosso intercessor existencial. Ele ora por nós, em nós, ao Deus que está sobre nós com gemidos inexprimíveis.
O apóstolo Paulo fala de três gemidos presentes no mundo: os gemidos da natureza, os gemidos da igreja e os gemidos do Espírito Santo.
A natureza geme aguardando a sua redenção. Ela sofre contorções intestinais e cólicas severas.
A igreja também geme aguardando sua plena redenção, quando teremos um corpo de glória, uma recompensa eterna.
Mas, Paulo fala ainda dos gemidos inexprimíveis do Espírito. Um gemido é uma expressão de dor tão profunda que não pode ser descrita com palavras. O Espírito Santo é Deus e ele intercede por nós de forma tão intensa e agônica, que mesmo conhecendo todos os idiomas e dialetos de todos os povos, não encontra sequer uma língua para interceder por nós. Então, geme!
Os gemidos do Espírito nos falam do seu compromisso em nos consolar em nossa dor, nos fortalecer em nossas fraquezas, e nos encorajar em nossas angústias. Os gemidos do Espírito abrem para nós o caminho de uma felicidade verdadeira e eterna. Porque ele intercede por nós e em nós, com gemidos inexprimíveis, podemos cantar agora e eternamente!” (lpc.org.br)
(Romanos 8.1-39)


"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus."(Romanos 8.13)


"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." (Romanos 8.26,27) 

A Palavra de Deus não menciona a invocação aos santos, uma vez que o Senhor Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2.5; João 14.6). 

O texto de Hebreus 11 faz referência a pessoas santas que viveram pela fé na terra. Entretanto, hoje, não há possibilidade alguma de nos comunicarmos com elas (Hebreus 9.27). 
Quanto à nossa oração, deve ser dirigida ao Pai que está nos Céus, em nome de Jesus (João 14.13; 15.16; Mateus 7.7,8). 
Além de não ser possível o contato com os espíritos de santos falecidos, o Senhor Deus condena a qualquer tentativa disso (Dt 18.9-12; Êx 22.18; Lv 19.26,31), uma vez que essa prática põe a pessoa que a busca em contato com espíritos enganadores, deixando-a à mercê deles (1 Sm 28; 1 Cr 10.13). 
À luz da Bíblia, reencarnação não existe! Não há possibilidade alguma de os espíritos de santos falecidos se encarnarem em novos corpos.
Mortos não intercedem a Deus e os vivos só podem se aproximar de Deus através de Jesus. A intercessão de vivos por mortos não é eficaz.
Todos somos pecadores, mas quando nos tornamos filhos de Deus (João 1.12), Deus vê Jesus em nós e podemos interceder pelos outros.

Há muitas definições que nós poderíamos dar sobre intercessão. A mais simples está na Bíblia: 

"Orai uns pelos outros." (Tiago 5;16). 

Toda a Igreja é chamada ao ministério da intercessão.
Intercessão é dar à luz. Paulo fala em dores de parto. (Gálatas 4.19)

"Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens;" ( 1 Timóteo 2.1)


                                                                             DEUS PAI

                                                          JESUS
 ESPÍRITO-SANTO-SALVO


"Orando no espírito em todo tempo, em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos." (Efésios 6.18)

Deus está no trono e Jesus intercede por nós e em nós através do Espírito Santo.
A intercessão só acontece inspirada e dirigida pelo Espírito Santo, e apresentada a Deus por Jesus. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário