quarta-feira, 21 de maio de 2014

Comunhão dos Santos







Comunhão dos Santos




“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, NAÇÃO SANTA, povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia." (1 Pedro 2.9,10) 


"Fala à congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo." (Levítico 19.2)


O que é ser Santo?
A palavra santo vem do grego “hagios”, que significa “consagrado a Deus, divino, sagrado, piedoso”.
É quase sempre usada no plural, “santos”.
“Senhor, de muito tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém” (Atos 9:13).
“Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida” (Atos 9:32).
“...encerrei muitos dos santos nas prisões...” (Atos 26:10).

A ideia da palavra “santo” é de um grupo de pessoas escolhidas para o Senhor e o Seu Reino. Há três referências relacionadas ao caráter piedoso dos santos:
“...que a recebais no Senhor como convém aos santos...” (Romanos 16:2).
“...com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho no seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4:12).

“Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos” (Efésios 5:3).

Santo significa separado do que é comum ou impuro, e sua fonte é Deus.
Deus é santo e nos ordena à santidade.

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1.15,16)

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hebreus 12.13-15)

Se devemos buscar a santificação é porque não nascemos santos. Também, se sem santificação ninguém verá a Deus, não nos tornamos santos depois de mortos.

Portanto, nos termos das Escrituras, os “santos” são o corpo de Cristo, os cristãos, a Igreja. Todos os cristãos são considerados santos... e ao mesmo tempo são chamados para serem santos.

1 Coríntios 1:2 diz claramente: “...à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos...” 
Comunhão é conjunto daqueles que comungam os mesmos ideais, crenças ou opiniões. Mortos não tem comunhão com vivos, mortos aguardam o juízo.

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses)

 “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus”. (1 Coríntios 6:9-11)

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1:4)

Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis. Esse é o seu propósito.

"À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:" ( 1 Coríntios 1.2)

Todos os que invocam o nome do Senhor Jesus são considerados santos.
Santificar – significa tornar sagrado, separar, consagrar. Ainda que estamos no mundo não fazemos mais parte do sistema de corrupção. Estamos separados para uso exclusivo do Senhor isso também quer dizer que o inimigo não terá mais poder nem domínio sobre nossas vidas.

Como nos tornamos santos?
Primeiro, é necessário nos tornamos Filhos de Deus.

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;" (João 1.11-12)
Nós somos santificados em Cristo. Deus nos olha como santos quando recebemos Jesus.

"Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez." (Hebreus 10.10) 

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2.20)

Quando Cristo passa a viver em nós, começa o nosso processo de santidade. Pelo poder de Deus somos transformados e deixaremos de dar valor aos prazeres do mundo e da carne que só nos levam a destruição, e, passamos a valorizar as coisas eternas que vão edificar a nossa vida e nos levar a verdadeira alegria e felicidade.

“Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (2 Coríntios 7.1)

As palavras “santificados” e “santos” têm a mesma origem grega. Os cristãos são santos pela virtude da sua conexão com Jesus Cristo. Os cristãos são chamados a ser santos, para cada vez mais permitir que a sua vida diária se aproxime da sua posição em Cristo. Essa é a descrição e o chamado bíblico dos santos.
Na Bíblia, os santos estão na terra.

Na Bíblia, todo aquele que recebe a Jesus Cristo pela fé é um santo. Na Bíblia, os santos não deve ser adorados, mas eles são chamados a reverenciar, adorar e orar apenas a Deus.

Como somos santos, precisamos viver uma vida de santidade. A santidade é um processo contínuo, que começa quando nos convertemos, mas deve se aprofundar cada dia. Para isso, precisamos nos purificar de toda impureza. Rejeitar de nossa vida tudo o que a Palavra de Deus condena.
Purificar significa tornar puro, sem misturas, sem manchas, límpido, transparente, íntegro. Assim, herdaremos as promessas do Senhor nessa vida e por fim a vida eterna.

“Orando no espírito em todo tempo, em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (Efésios 6.18) 

Para ser santo diante de Deus basta receber Jesus como Senhor e Salvador e começar uma vida de obediência à sua Palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário