quarta-feira, 25 de junho de 2014

Atleta de Cristo!






Atleta de Cristo


“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.” (1 Coríntios 9:24-25)

Paulo compara a vida cristã com um atleta numa corrida no estádio. No esporte é sempre exigido do atleta que ele se esmere, treine, ensaie, tenha garra, força, vontade, etc., para que se torne um bom atleta e consequentemente tenha bons resultados.
Ao comparar a vida do cristão a de um esportista, Paulo quer mostrar que ambos precisam de esforço e disciplina para melhorarem sua eficiência e correrem em busca dos melhores prêmios. Só que o cristão não corre em busca daquilo que perece, mas sim, daquilo que permanece para sempre. As promessas de Deus são fiéis e verdadeiras, por isso, o cristão deve ter consigo a decisão de abrir mão de tudo e como todo atleta em busca da vitória, superar as barreiras para que, havendo pregado para outros, não venha ser reprovado.

"Prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus."(Filipenses 3:14).

A fé cristã é um convite a disciplina. O cristão deve batalhar diariamente para manter uma sadia disciplina espiritual: ler livros edificantes, servir a Deus e ao próximo, orar, jejuar e estudar a Bíblia Sagrada.
Na vida cristã, nossa preparação é baseada em: oração, leitura bíblica, jejum e prática de fé.
A recomendação de Paulo é que sejamos atletas de Cristo, atletas vencedores. 
Ele escreve a Timóteo: 

”Nenhum atleta é coroado como vencedor se não competir de acordo com as regras.” (II Timóteo 2:5).

O atleta deve se apresentar aprovado: 

 "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2:15)

Perseverança é uma atitude indispensável a àqueles que desejam transformar seus sonhos em realidade. Sem determinação, não nos é possível ultrapassar os empecilhos que a vida nos impõe.
Um atleta sabe da dificuldade em manter o organismo em perfeito equilíbrio durante o percurso de 42 km de uma Maratona. Para um trajeto longo como este, o esportista deve estar disposto a perseverar no objetivo de completar a corrida, pois ao longo do caminho, ele irá confrontar-se com fortes obstáculos que farão com que se sinta desgastado e impulsionado a desistir.
Em uma maratona, o atleta enfrenta topografias diferentes como, retas, declives, aclives, além de uma série de empecilhos naturais como: frio, calor, sede, cansaço e fadiga. Contudo, cabe a ele dosar as suas forças com sabedoria e inteligência, pois caso contrário, tornar-se-á impossível a concretização da prova. Se não bastassem todos estes fatores desfavoráveis, o competidor tem de travar uma árdua luta contra si mesmo, aplicando-se doses de ânimo, visando assim uma melhor condição emocional.



Diferentemente dos atletas deste mundo, que se matam por um troféu ou uma medalha, que um dia se destroem e dos quais não podem desfrutar depois da morte, a coroa dos atletas de Cristo vencedores é incorruptível.

"Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam."
 (Tiago 1:12)

"E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória." 
(1 Pedro 5:4)

"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Timóteo 4:8)

A Bíblia é a nossa regra de fé e nosso técnico é Cristo. As regras foram feitas por Ele. E é somente quando vivemos em comunhão com Ele que conseguimos pôr em prática suas leis e princípios. O cristão deve viver como cristão em todas as atividades da sua vida pessoal e profissional. A regra que faz de nós atletas coroados é seguir a orientação do Espírito Santo.


Que, como Paulo, possamos dizer: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé"  (2 Timóteo 4:7).

Porém, sem esquecer de que cada vitória vem do Senhor para nós. Nós fazemos nossa parte com fé; e aguardamos ansiosos pela manifestação de Sua graça em nossas vidas, nos trazendo a vitória!

”Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória.” (Provérbios 21:31)

"E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível." (1 Coríntios 9:25)

"Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam." (Tiago 1:12)

"E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória." (1 Pedro 5:4)

"Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10)

"Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3:11)  

Com Cristo, "Nós somos (atletas) mais que vencedores" (Romanos 8:37). Amém.

4 comentários:

  1. Só existe uma direcção certa para olharmos;
    Só existe um caminho melhor para percorrermos;
    Só existe uma corrida em que vence todo aquele que participa dela, não desiste e chega até a meta.Uma corrida em que o prémio é incorruptível.
    Tanto a direcção a olhar, o caminho a percorrer e a corrida a participar, convergem lá no final em um só ponto, este ponto é "Cristo".

    ResponderExcluir
  2. Deus seja louvado para sempre seja louvado. Aprendi muuuuuita coisa Boa.

    ResponderExcluir
  3. Uma maravilha de estudo, vou ministrar na sexta feira na minha congregação.

    ResponderExcluir