domingo, 27 de julho de 2014

A Rede







A Rede - Como ela é ???





A pergunta surgiu em minha mente durante um culto, no 7° dia da campanha de 2013, este dia representa o mês de Julho do nosso calendário. (Bispo Natalino da Igreja Pentecostal da Bíblia, pregava sobre Lucas 5 – A pesca maravilhosa – Tema da Campanha : – “Ano de Redes Cheias”).


Creio que Deus naquele momento chamou minha atenção para olhar para a rede de uma forma mais investigativa, olhar seus detalhes, sua construção, o material empregado, pois nela está contido um ensinamento para a igreja. Portanto não é uma palavra minha, mas algo que Deus quer mostrar, que vem direto para a igreja. Para mim é muito significativo estar sendo convidado a falar sobre este tema justamente no 7° mês do ano – Julho.

Deus é o maior interessado em redes cheias. Mas, para que uma rede possa encher bem e cumprir o seu papel sem se romper é preciso que a mesma tenha características bem definidas. Cada parte tem sua função.

A rede usada pelos pescadores se torna a porta de entrada no reino. Aprender a lançar a rede → Sobre tua palavra lançarei a rede (Lucas 5:5). ... Simão, não temas de agora em diante serás pescador de homens (Lucas 5:10 ) ???

Tem rede que é lançada por uma só pessoa, um só pescador (A tarrafa). A rede tem a função de reter, segurar, pegar, cativar os peixes. Ela é formada de fios entrelaçados, tecida de tal forma que cada nó é composto de 2, 3 ou 4 segmentos de fios que se ligam ao próximo nó. Uma série de segmentos e nós formam a rede.

Vamos fazer uma série de analogias para entender na verdade o ensinamento de Deus para igreja, contido na rede. Usando como figura a rede de pesca. Jesus falava muitas vezes usando figuras, em parábolas, por exemplo. Uma parábola contém uma verdade espiritual (do reino dos céus), usando elementos comuns, conhecidos pelos homens. É uma maneira de Deus revelar-se de uma forma mais palpável aos homens dando-se a conhecer mais profundamente.

1° - Esta ligação de segmentos de fios formando cada nó.

Os fios que compõe a rede somos nós. → Ligados uns aos outros com alianças firmes, mesmo propósito, compromisso uns com os outros. Formamos “Nós”. Vínculos. Olho no olho ..., confiança, amor, fé, palavras de ânimo. Tem pontos, nós na rede que são ligados ao outro por seis fios (6 irmãos). Como é que este irmão vai cair? Tem 6 segurando! Quase impossível. Quando um irmão cai é porque eu e mais alguém não segurou direito. O nó abriu. Na rede se fez um buraco que pode se tornar um rombo em pouco tempo. Muitas vezes falamos tão “levianamente”, ah, o fulano voltou para o mundo, saiu da igreja. Não aguentou ... - O problema é meu também. A indiferença é um dos pecados da igreja do Senhor nos dias de hoje. Deus quer curar a Igreja. Para isso ela precisa reconhecer suas falhas, pedir perdão e mudar de atitude. Se isto não acontecer estará fadada ao fracasso.

A Palavra nos fala: Suportando-vos uns aos outros, perdoando-vos uns aos outros  (Colossenses 3:13). Precisamos de cura, de conserto. Perdão, nova oportunidade, andar a segunda milha. Acertar o relacionamento com o irmão(ã). Em casa com o filho, com a filha, com o marido, com a esposa. (Não dá para ficar dias, semanas, meses sem falar com o outro porque fez ou disse algo que não agradou...).  [Exemplo Pr.Moisés]

Rede rasgada → Estavam consertando as redes (Marcos 1:19). Agora Marcos 1:16 – 19. Duas famílias diferentes, mesmo ofício. Estes lançando as redes, os outros consertando (Duas congregações ...).

Rede suja 
→ Estavam lavando as redes (Marcos 1:16) (Entulho, conchas, galhos, algas...). As vezes tantas coisas se acumulam na nossa vida, em cada mente, em cada coração... . Precisamos lavar, limpar, pedir perdão por nossas falhas, nossos pecados. Examinar o nosso coração. (Deixa o Espírito Santo continuar falando com você...) .

Com a rede que está em uso, acontecem todas estas coisas... . As vezes o peso é tanto que ela rasgava na parte de cima, na de baixo, enrosca em alguma pedra, tronco. As vezes alguém tem que mergulhar para desenroscar a rede que se embaraçou nas pedras. Tem que consertar, arrumar e continuar a pescaria... → Farei de vós pescadores de homens.

2° - A parte superior da rede – As boias.

Se não tem boias, quem observa não vê a rede. Não sabe para onde está indo, se está no rumo certo, se a correnteza a está afastando demais... As boias balizam a rede. A mantém em cima, sustentam a parte superior. São os que aparecem, que ficam em evidência, os que todo mundo vê. Nas extremidades, no meio, de trecho em trecho boias maiores que sinalizam sua posição no mar... .

3° - A parte inferior da rede – Os chumbos.

Entretanto, uma rede para que permaneça esticada e apanhe os peixes, precisa ter na parte inferior os chumbos. Os “chumbos” são os irmãos que dobram os joelhos e oram, jejuam. Não aparecem, mas são de fundamental importância. Se não tiver na igreja os que são “chumbo”, que ora , jejua , entram madrugada adentro, a rede não fica  esticada, aliás ela sobe e boia na superfície (todos aparecem...). Esta rede não pega nada. → Só entulho, tranqueira, saco plástico... ela mesma se torna um estorvo, não serve para nada..., fica poluindo..., fica desacreditada..., mal vista..., mal falada...

Olhemos Atos 1: 14 “... Todos estes perseveravam unanimemente em orações e súplicas... ( → Entre estes que perseveravam e oravam, de repente sobe uma boia, vem a superfície, é Pedro ). A rede se esticou ... → Atos 2:41 e 42 ... naquele dia agregaram-se quase três mil almas. Dias depois, a igreja perseverando em oração, iam ao templo juntos ... sobem 2 boias, Pedro e João, milagres acontecem, um homem coxo é curado, defendem sua fé, falam de Jesus, são levados perante o sinédrio... resultado, desta vez a rede encheu mais → quase 5 mil (Atos 4:4). E assim seguia o corpo, a igreja funcionando atuando, crescendo, sendo uma benção, guiados, dirigidos pelo Espírito Santo. Dá prá perceber como funciona? É isto que o Senhor quer. É disto que falou quando disse: “Farei de vós pescadores de homens”.

Quem é boia um dia sobe, mas primeiro tem que ser chumbo! (Todos perseveravam e oravam unanimemente). Quem é “pano de rede”, os que ficam entre a parte superior e a inferior, tem que cumprir também o seu papel. Você é importante! Qual é a sua função na “rede”, na Igreja?

A resistência da rede é a unidade do corpo! São os relacionamentos, as alianças de um irmão com o outro. Estes laços se fortalecem à medida que nos unimos quando um estiver passando por uma provação com a família, com os filhos, no seu trabalho e você e os outros que estão ao seu redor o abraçam, o sustentam, oram com ele, entram em jejum, estão juntos na causa. Aí então, após a luta, saem amando-se mais ainda, sabem que podem contar com o outro. Que o ajudam a sustentar, a resistir, que segura a “bronca” com você, com ele. O nó fica mais apertado, a aliança aumenta, se fortalece. Se um sofre, todos sofrem. Se um se alegra, todos se alegram com ele.  (Romanos 12:15) "Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram."

Arujá, Julho 2013                                           Pastor Paulo Augusto Brusius 


Aprofundamento para estudo e aplicação individual:
Todo ensino de nada vale se aquele que o recebe não investe do seu tempo em aprofundar-se naquilo que o Senhor, através da sua Palavra e do seu servo, lhe tem mostrado. Esta busca resultará numa comunhão maior com o Senhor e trará consigo a necessidade de posicionamento, de decisões, de mudança de atitude, resultando em crescimento espiritual individual e consequentemente da Sua igreja.
Desta forma, seguem alguns textos sugeridos para dar continuidade naquilo que Deus tem falado ao seu coração.

I Coríntios 12: 12-31                                                                                                 
Efésios 4: 11-16                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário