segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Destruindo Fundamentos








Destruindo Fundamentos





“Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? “ (Salmos 11.3)

O que fazer quando os valores morais estão sendo desprezados; quando as autoridades constituídas, em vez de promover o bem e impedir o mal, promovem o mal e silenciam o bem; quando leis injustas e até imorais são criadas para conspirar contra valores fundamentais que devem governar a família e a nação?

Estamos vivendo num tempo em que a sociedade humana está perdendo os referenciais. Há balizas que não podem ser tirados, há marcos que não podem ser arrancados. Porém, isto é o que está acontecendo, não existe mais o limite entre o certo e o errado, entre a luz e as trevas, entre a verdade e a mentira.

Aquilo que no passado era vergonhoso, hoje é admitido, o que no passado era proibido, hoje é incentivado, o que provocava escândalo, hoje é aplaudido. Valores morais, físicos, emocionais, espirituais e socioeconômico, estão sendo destruídos pelos que querem o direito de fazer valer suas práticas ilícitas e pecaminosas diante de Deus que nos criou à imagem de seu filho Jesus  para expressar sua glória.

A destruição dos fundamentos está mudando o conceito de vida, casamento, família, honestidade, integridade. Se nós não construirmos a nossa vida, casamento, família, sociedade sobre fundamentos sólidos, a tragédia será grande. Ninguém constrói uma casa permanente em cima de areia movediça.
Jesus disse no sermão do monte que aquele que ouve a sua palavra e não a pratica é como o que constrói a casa na areia. 

“... e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7.26,27)

Os tempos podem ter mudado, mas a verdade jamais mudou. Nós não podemos destruir os fundamentos. Se o fizermos a tragédia será grande e nós seremos as vítimas. É necessário ouvir a palavra e praticar. 

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” (Mateus 7.24,25)

Com a casa na rocha, mesmo com a situação caótica, podemos fazer como Davi que, em vez de fugir, reconheceu que Deus está sondando os filhos dos homens, para derramar seu juízo sobre os ímpios e conduzir a glória dos justos.
Mesmo quando as coisas parecem sem solução, Deus continua no controle. Ainda que os fundamentos sejam destruídos, os justo não perecerão, mas contemplarão a face do Senhor. Os ímpios sofrerão a justa punição de seus erros, mas aqueles que confiam em Deus jamais serão abalados.

Os fundamentos se transtornam. Que pode fazer o justo ante o abalo dos fundamentos? Ser sóbrio em tudo e pregar a verdade sempre, assim como fizeram Ezequiel e Estêvão, não temendo nada (Ez 2; At 7).

Como justos, podemos orar pela igreja brasileira, pelos líderes, pregadores, ensinadores e cantores, a fim de que não mercadejem o Evangelho, como muitos têm feito:

"Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus."  (2 Coríntios 2.17).

Quando oramos podemos mudar situações. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16). A Palavra de Deus assegura: 

“Conjuro-te (...) que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo (...) Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscência; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo...”, (2 Timóteo 4.1-5)

Por mais que tudo seja corrompido, e seus valores sejam destruídos, devemos manter a fé, a obediência e o amor e cada vez mais nos apegar às promessas daquele que é justo e verdadeiro, pois Ele jamais mudará sua palavra para satisfazer a carnalidade dos pecadores. 

É na palavra de Deus que encontramos os fundamento que devem dirigir a nossa vida.  E na nossa obediência eles jamais serão destruídos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário