quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A Velhice





A Velhice



“Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.” (Eclesiastes 12.1)


A velhice é um privilégio. Somente os que morrem jovens não alcançarão a velhice, porém a velhice tem um custo. Para que possa ter uma vida próspera e abençoada na velhice, a Bíblia Sagrada aconselha que, durante a mocidade, o indivíduo medite nas Escrituras e, assim, saberá fazer escolhas certas, pois a má escolha acarretará tristes consequências.
A maioria das pessoas não se prepara para a velhice e, quando ela chega, não sabem enfrentá-la. As nossas forças vão diminuindo, parece que fisicamente vamos nos desidratando. As rugas vão surgindo, os cabelos vão ficando brancos, os olhos embaçados, os joelhos trôpegos, as mãos descaídas e sem o vigor daquele tempo de juventude, porém a velhice pode ser um tempo maravilhoso, mesmo com as limitações físicas, pois tem as riquezas da experiência e tem a benção de repartir aquilo que Deus fez na nossa vida.


“Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes” (Salmos 92.14) 


“Agora que estou velho, de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que eu possa falar da tua força aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações.” ( Salmos 71.18)


Podemos dizer que a Bíblia Sagrada dá exemplo de diversas pessoas que foram felizes na velhice, foram prósperas e realizadas e desfrutaram de uma velhice produtiva no temor ao Senhor. O Deus desses homens e mulheres da Bíblia é o mesmo a quem servimos hoje, sem mudanças, como Ele diz em Isaías 46.4:  

“E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei”.

Esse versículo nos faz perguntar: Estamos deixando para a próxima geração uma boa herança espiritual? Transmitimos tal herança através do ensino da palavra de Deus e dos bons costumes, como também através dos bons exemplos

“ Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.
E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas; para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.”
(Deuteronômio  11.18-21)

“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (2 Timóteo  2.2)

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.(Filipences 4.9).

Amado, conduza com sabedoria sua vida, dirigida pela palavra de Deus e, na sua velhice, enquanto tiver saúde ensine, pregue, evangelize, interceda, cante, visite, envolva-se na obra de Deus.

É preciso repartir com a nova geração as obras de Deus e desta maneira encorajarmos as futuras gerações a colocarem a sua confiança em Deus. Por isso, usufrua com graça a velhice porque ela é uma dádiva de Deus e deve ser vivida com inteligência e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário