sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Depressão - Suicídio






Depressão - Suicídio

O suicídio cresce no mundo todo. Por crer que as coisas não têm solução, milhares de pessoas tiram a própria vida. Elas estão esperando uma palavra de conforto e de esperança.

A depressão é uma das doenças mais graves, mais sérias e de consequências mais dramáticas na vida da sociedade contemporânea. Acontece a perda da esperança e a pessoa simpatiza com a ideia de morrer, por isso a depressão é a principal causa do suicídio.

“O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima” (Provérbios 12:25).

Se ao invés de andarmos ansiosos e nos prendermos aos prazos humanos nos concentramos na comunhão com o Senhor, mais Suas bênçãos vão se cumprindo e a Palavra bondosa do Senhor nos anima.

A depressão é como um parasita na alma, pois esmaga seus sentimentos, rouba seus sonhos, acaba com as esperanças. A pessoa com depressão acha que não existe mais qualquer saída, que todas as portas estão fechadas e que a única alternativa é se autodestruir para se libertar dos problemas. Mas existe esperança!

Jó nas noites mais escuras da sua alma, depois de perder seus filhos, seus bens, sua saúde, o apoio da mulher e dos amigos diz que o criador é poderoso para inspirar canções de louvor nas noites escuras (Jó 35.10). Há uma esperança, há cura, há uma luz no fim do túnel.

A depressão deve ser tratada com remédio, com terapia e com fé. Não podemos somente defini-la como opressão demoníaca ou expressão de pecado. Ela precisa ser tratada com respeito, sensibilidade e cuidado. Quem enfrenta esse drama precisa de ajuda, de apoio, companhia e sustentação emocional e espiritual.
O salmista disse: meu Deus tira minha alma do cárcere. Deus é poderoso para tirar a alma do cárcere e para trazer um tempo de refrigério ao seu coração. Esse ciclo vai acabar, o sol vai voltar a brilhar. Não se desespere, tenha esperança. Deus vai tirar sua alma dessa prisão existencial, vai lhe dar vestes de louvor, tirar as cinzas da sua alma e cobrir o seu coração com o óleo da alegria.

"E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." (Salmo 50:15).

Que fazer, no “dia da angústia”? Aos angustiados, diz o Senhor: “invoca-me”. Aquele que invoca na angústia, recebe resposta, pois ao despir-se de toda a vaidade, de todo o conhecimentos, de todas as experiências e jogar-se nas mãos do Senhor estará dando o salto de fé para livramento.




Ao descrever as bênçãos que as Escrituras causam ao coração daqueles que se alimentam delas, o Salmista afirmou: 

“A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma...” (Salmo 19:7).


Davi aprendeu que abatimento espiritual tem remédio: chama-se Bíblia. Bíblia estudada, meditada e posta em prática. Ela nos arranca da depressão. Não é necessário viver um sequidão de vida, porque “a lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma”.



Cansados precisam é de Cristo.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." 
(Mateus 11:28)

Jesus é o único recurso que verdadeiramente desfaz a depressão e refrigera a alma. 

“Os que olham para Ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção” 
(Salmo 34:5).

No caminho de Emaús, os dois discípulos falavam na crucificação. Apesar de Jesus ressuscitado estar do lado deles, conversando com eles, eles estavam olhando par si mesmos, para a dor de sua decepção religiosa. 
Foi quando estavam à mesa e olharam para Aquele que partiu o pão e deu graças, que seus olhos espirituais se abriram. E a alegria espiritual voltou a invadir-lhes o coração. 
Precisamos não tirar os nossos olhos do Senhor, também manter nossa atenção e nossa confiança. O resultado será viver 'radiantes de alegria'.

O rei Salomão ficou conhecido mundialmente por sua sabedoria. Após se afastar de Deus influenciado por suas mulheres, Salomão decide se voltar para o Senhor, concluindo: 

“E você não sentirá o tempo passar, pois Deus encherá o seu coração de alegria”. 


Salomão e todo o contexto da Bíblia afirmam que a comunhão com o Senhor é a essência da sabedoria. É o princípio, é o meio, é o fim. 
A ausência do Senhor cria um vazio interior, repleto de ilusão, de vaidade, de melancolia, de depressão. Se estiver sentindo um vazio existencial, siga o conselho do sábio Salomão: volte-se para o Senhor.



Ninguém deve sentir que têm que morrer para ter dignidade ... ou morrer para ser aliviado da dor ou depressão ... ou deixar de ser um fardo para sua família ou a sociedade. É por isso que é tão importante para os cristãos trabalharem para promover o Evangelho; é uma forma de promover uma cultura de vida. Deus tem um plano e um propósito para cada situação na vida. Isso é o que dá dignidade a pessoa!

Você vai espalhar o amor de Cristo entre as pessoas em qualquer situação vivida. Você estará reforçando a verdadeira honra a Deus. Promova uma cultura de vida hoje.
Senhor Jesus, obrigada por ser o Príncipe da Vida, a Ressurreição e a Vida, e o Caminho, a Verdade e a Vida.
Tenha esperança há cura para depressão, há esperança para sua alma.  

Jesus Cristo, o amor de Deus encarnado, nos ama não pelo que somos, mas porque ele decidiu nos amar. 
Nenhuma porta permanece fechada depois de uma oração sincera ao Senhor Jesus Cristo. Ele resolve qualquer dificuldade. Por isso busque a Deus. Ele é o Advogado daqueles que têm causas perdidas e nenhuma esperança.


Ore: 
Senhor, eu tenho uma causa, um assunto, um problema. Para mim não existe mais nenhuma saída, mas toma nas tuas mãos a minha causa, renova minha esperança, mostra-me uma porta, eu quero que o Senhor me ajude.

Ele vai ajudá-lo mostrando uma porta. Depois disso procure uma Igreja de Jesus perto da sua casa e aceite Jesus com Senhor da sua vida e veja o que Jesus fará para você.

Um comentário: