domingo, 22 de novembro de 2015

A Mentira





A Mentira




"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8:44)  
Quando  Deus  criou o mundo, a  serpente usou a  mentira para enganar Eva e convencê-la a comer o fruto proibido. Assim, a mentira foi o instrumento usado pelo diabo para causar a separação entre o ser humano e Deus.
A mentira é uma das coisas mais terríveis e perversas que pode acontecer na vida de um ser humano. É quando uma pessoa omite algumas coisas, acrescenta outras, inverte as coisas, exagera, sonega a verdade, distorce os fatos e cria uma falsa realidade.
A mentira destrói os relacionamentos entre pessoas, por isso nós devemos reprovar qualquer forma de mentira. A mentira pode ser muito amável, mas ela traz derrota, fracasso, vergonha e desgraça. A nossa palavra precisa ser verdade e muitas vezes a verdade fere, mas ela cura.
"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." (Mateus 5.37
Mentir  tem  sido uma  prática  tão  usada, que  pouca  gente  se  agasta  com informações falsas. Líderes mentem, pais mentem, esposos mentem, pastores mentem, ... As pessoas já não acreditam nos princípios da  Bíblia, como  se  a procedência de Jesus fosse maligna.  
A mentira traz vergonha, tristeza, dor e muita decepção. O mentiroso perde a credibilidade, a honra e a confiança das pessoas, pois ela torna-se um vício. Muitas pessoas usam a mentira no comércio, na indústria, no parlamento. A mentira tem um grande potencial de destruição e por esse motivo, em várias ocasiões a Bíblia menciona que Deus é contra a mentira e ordena o seu povo a não mentir.
Jesus também falou algumas vezes sobre a mentira. Em João 14.6, Ele se descreve como "o caminho, a verdade e a vida". Assim, não é por acaso que o diabo é descrito na Bíblia como o "pai da mentira" (João 8.44).
A verdade é necessária porque não podemos construir relacionamentos saudáveis e duradouros sem a verdade. Haverá um momento que a mentira será desmascarada, pois a mentira não prevalece assim como as trevas não prevalecem sobre a luz.
A verdade é Jesus Cristo. Aquilo que falamos deve ser coerente com aquilo que vivemos. E isto só é possível quando nos submetemos ao Espírito do Senhor, que habita em nós. O mundo odeia a verdade, mas Cristo odeia a mentira.
Deus odeia o pecado, mas ama o pecador e por isso enviou o Seu Filho Jesus para nos mostrar a verdade e nos libertar (João 8.32). É melhor viver na verdade, falar a verdade e sustentar a verdade, ainda que isto agora nos custe um alto preço. No fim, a verdade prevalecerá e isto será um refrigério para alma daqueles que são verdadeiros.
Tome a decisão de falar a verdade sempre, de falar a verdade em amor e você andará pelo caminho da felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário