quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Egoísmo






Egoísmo

“Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: Pois haverá paz e verdade em meus dias.” (Isaías 39: 8)


O dicionário define egoísmo como o amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios. O egoísmo sempre existiu e domina a maioria das pessoas. Os homens são amantes de si mesmos tornando a vida do seu semelhante cada vez mais dura e sofrida. O egoísmo é um dos grandes flagelos da humanidade. 
Podemos entender melhor sobre egoísmo ao observarmos na Bíblia a história do rei Ezequias:
Ao receber, através do profeta, o anuncio de que iria morrer, Ezequias orou a Deus e foi duplamente abençoado. Ezequias além de ser poupado de uma morte dolorosa ganhando mais quinze anos de vida, recebeu a promessa de Deus de que seu reino seria poupado dos assírios. A gratidão de Ezequias, porém, tinha apenas a si mesmo em mente. 
Deus deixou claro para Ezequias, através do anúncio do profeta, que ele seria poupado, mas que, depois de sua morte, seus tesouros, bem como o povo de Israel e seu próprios filhos seriam levados para a Babilônia, nada seria deixado. 
A resposta de Ezequias à notícia de Deus no versículo em destaque revela como ele era egoísta. Parecia não se importar com o que estava por vir. Alegrou-se de que as coisas anunciadas não sucederiam enquanto fosse vivo, mas com os de sua geração, no futuro. Por isso é que ele disse que eram boas as palavras do profeta a seu respeito. Em toda a sua vida teria paz e segurança.
Mais tarde ao receber um emissário babilônico, Ezequias contou sobre sua restauração. Ele ainda foi mostrar os armazéns do rei contendo todas as riquezas, como que para aguçar o apetite da Babilônia para a conquista. Sua ação demonstrou que ele buscava ajuda contra problemas futuros por meio de uma aliança com a Babilônia, em vez de procurar o socorro do Senhor. A preservação de sua vida sem sofrimento era somente o que importava e, não o que seus filhos iriam sofrer ou se os de Israel, a menina dos olhos de Deus, seriam escravizados. Ele teria paz e segurança e somente isso importava. 
Não podemos justificar uma atitude egoísta como a de Ezequias. Só porque vivemos em dias perigosos não temos desculpa para ignorar a próxima geração. A responsabilidade não será tirada de ninguém. Cada um de nós deve proteger o nosso armazém de fé e assegurar, através de todos os meios disponíveis, que tomamos decisões para além do nosso tempo de vida. O que fizermos deve ser útil para outros no presente e para ser usado para a próxima geração. As nossas palavras, os nossos votos, as nossas orações e tudo que pudermos fazer deve ser aproveitado para proteger os nossos descendentes do cativeiro de um mundo imprudente e insano. 


Senhor, que eu não seja egoísta e me contente com a paz na minha vida. Posso, mesmo sendo difícil, sacrificar o luxo de hoje pela a liberdade de amanhã. E que tudo possa redundar em benção para a geração presente e futura. Em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário