terça-feira, 21 de março de 2017

Siga Jesus




 

Siga Jesus


"E disse a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz diariamente e siga-me". (Lucas 9:23)

Ao sermos indagados se seguiremos a Jesus, somos rápidos em responder: “Sim, eu seguirei a Jesus!" Seguiremos com alegria o Senhor ao redor do Mar da Galileia e seremos alimentados com os cinco mil. Vamos beber vinho feito de água. Vamos aplaudir o cego que pode ver e ficar maravilhados com um homem morto que sobe de sua sepultura. Seguiremos Jesus em todos os lugares, mas e a cruz? Bem... hum ... a cruz não.

Nós podemos lidar com os fardos, os problemas diários que todos enfrentam. Além disso, geralmente há a ajuda de outros para carregar nossos fardos. Podemos aceitar os espinhos, os inconvenientes que não podem ser evitados. É melhor aceitar espinhos e continuar vivendo.

As Escrituras nos dizem que nós devemos seguir o mesmo caminho que Jesus andou, devemos seguir Seus passos e estamos predestinados a participar de Seus sofrimentos. Porém nossa inclinação não é tomar uma cruz. Pois, ao contrário dos fardos ou dos espinhos dos quais não podemos escapar, uma cruz é uma escolha. Na verdade, a cruz era uma escolha para Jesus, pois Ele não tinha que assumir, Ele poderia ter recusado. Mas, felizmente, Ele tomou Sua cruz para que você e eu pudéssemos ter poder. Poder para carregarmos os fardos uns dos outros, aceitamos com prazer nossos espinhos, e diariamente pegamos nossa cruz e seguirmos Jesus.

Jesus é o Cabeça, nós os membros. No entanto isso não significa que tenhamos que carregar os pecados do mundo, isso Jesus já fez de uma vez por todas. Também não carregaremos a cruz de Jesus, pois além de tirar o valor da obra de Deus, nunca seremos capazes disso. Meu compromisso é levar a minha cruz. 

Tomar a cruz diariamente significa que nossa natureza pecaminosa tenta viver todo dia e nós devemos pregá-la todo dia numa cruz. Significa que quando estamos seguindo a Cristo, estamos morrendo para a velha natureza e vivendo a nova para Cristo. 

Na prática significa que dia a dia temos que dizer não para nós mesmos. Nossos desejos pessoais que desagradam a Deus, nossos impulsos de ira, de vingança e de nervosismo deverão ser pregados numa cruz a cada dia. Os pedidos que nossa natureza nos faz deverão ser crucificados.  

A disposição em carregar a minha própria cruz está inclusa no discipulado de Jesus, e faz com que na glória sejamos semelhantes a Ele. Este é o maior alvo de Deus para nós. 

Andar nos caminhos que Jesus andou é imitá-lo, é obedecê-lo, é ser guiado pelos seus ensinamentos, é viver como ele viveu, amar como ele amou, perdoar como ele perdoou. 

Evangelho não existe sem a cruz, ela é o palco maior da história da salvação. Jesus disse que assim como Ele sofreu por causa da cruz, muitos de nós seremos zombados, perseguidos e afligidos por causa do amor a Cristo. Mas devemos tomar a nossa própria cruz todos os dias. Ou seja, devemos matar o nosso velho homem e deixá-lo na cruz, pois, a cruz é nossa passagem para a nova vida em Cristo.

Todo cristão deve passar pela cruz, isto é, terminar de vez o processo de negar-se todo dia. Para assumir a sua cruz, porém envolve uma escolha diária. Talvez sua cruz possa ser um dever difícil, um serviço doloroso, um parceiro incrédulo no casamento. O Senhor está pedindo que você tome voluntariamente e siga o longo caminho com Ele para o Calvário, onde o orgulho e vaidade, teimosia e ressentimento são crucificados.

Quero agradecer a Ti, Senhor Jesus, por voluntariamente tomar a tua cruz em obediência ao Pai. Tu poderias ter recusado, mas Tu não fizeste! Obrigado pelo poder liberado pela tua obediência, poder que me permite tomar a minha cruz hoje e te seguir.


Adaptado:
http://www.joniandfriends.org/daily-devotional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário