quinta-feira, 6 de abril de 2017

O Espírito de Páscoa




 

O Espírito de Páscoa 

"Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai. Mude o seu riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza.. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará " (Tiago 4: 9-10) 
Lembre-se de alguns meses atrás, quando você estava no espírito de Natal? O riso, a alegria e todos os bons sentimentos? Agora que estamos nos aproximando da Páscoa, a pergunta óbvia é: você está no espírito da Páscoa? Será que lhe parece estranho? Deveria. Você quase nunca ouve as pessoas falando sobre estar ou entrar no espírito da Páscoa. E há uma boa razão para isso. 
Nunca na história da igreja temos cristãos associando felicidade e bons sentimentos que antecederam a Sexta-feira Santa. Você não pode sentimentalizar a carnificina horrível que aconteceu no Calvário. A cruz não é um símbolo para rir (é provavelmente por isso que não temos festejos na Páscoa como fazemos no Natal). Estas semanas que antecederam a Sexta-feira Santa nos colocam em momentos de auto-exame e reflexão sombria sobre a dor que nossos pecados causaram em Cristo.
Se na época da Páscoa tivermos algum espírito é o espírito de arrependimento. Só quando contemplamos todo o peso de nossas transgressões podemos verdadeiramente celebrar tudo o que aconteceu no Domingo da Ressurreição.
Quando consideramos a profundidade de nossa depravação, então somos capazes de desfrutar plenamente a altura da nossa felicidade sobre a vitória de Cristo na sepultura. Nossa alegria é tão verdadeira, profunda e sincera como a nossa tristeza sobre o nosso pecado - caso contrário, não temos ideia do que nos salvou.
O espírito da Páscoa não pode ser reunir-se com cestas de ovos, coelhos de chocolate, bolos quentes. Este material tem tanta ligação com o verdadeiro significado da Páscoa como Papai Noel tem com o Natal. Para entrar no espírito desta temporada, pergunte-se: "Que coisa, hábito, pessoa ou fantasia ... o que é que eu posso trazer para a cruz?" 

Senhor, eu humildemente peço o espírito de arrependimento. Ajuda-me a verdadeiramente lamentar os meus pecados ... para que eu possa, de fato, comemorar sua ressurreição.

Inspirado http://www.joniandfriends.org/daily-devotional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário