quinta-feira, 8 de junho de 2017

Quebrantamento




Quebrantamento


”Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmo 51.17)

Quebrantamento é uma palavra de significado pouco conhecido ou não entendido por muitos. Encontrei uma bela definição no dicionário* e vou transcrever aqui:

"Quebrantamento é o ato de humilhar-se diante da poderosa mão de Deus. É reconhecer-se extremamente limitado, humilhado e dependente da graça, da benção e do infinito amor de Jesus Cristo. Não é um sentimento, mas uma decisão, uma experiência. 
" Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim." (Gálatas 2,20) - Isso é quebrantamento."*

Deus usa o quebrantamento, basta pensar em todas as vezes nas escrituras que Deus quebrou as coisas para abençoar os outros. Observamos que somente quando a força natural de Jacó foi quebrada, quando seu quadril foi arrancado naquele combate de luta livre, foi que ele chegou ao ponto em que Deus poderia abençoá-lo de uma maneira poderosa. Quando os 300 soldados de Gideão quebraram os jarros que estavam em suas mãos, que simbolizavam quebrantamento em suas vidas, foi que a luz escondida das tochas podia brilhar e derrotar o inimigo. Foi somente depois que a viúva pobre quebrou o selo em seu único frasco restante de óleo e começou a derramá-lo que Deus miraculosamente o multiplicou para pagar suas dívidas e atender às suas necessidades.

Foi só quando Maria quebrou seu belo jarro de alabastro de perfume, destruindo sua utilidade e valor que a maravilhosa fragrância encheu a casa e Jesus foi honrado. Ela entendeu que foi muito perdoada e amada e derramou a sua adoração. Quando o vaso é quebrado não sobra mais nada para nós, tudo vai para Deus. Na verdade, foi somente quando Jesus pegou os cinco pães e quebrou-os que o pão foi multiplicado para alimentar os 5.000. E é aqui o que eu aprendi: pelo próprio processo dos pães quebrados, o milagre ocorreu. 

Algo milagroso acontece "no" quebrantamento, e é por isso que quando Jesus permitiu que Seu corpo fosse quebrado com uma lança que Sua vida interior foi derramada para que os pecadores sedentos bebam e vivam.

E isso deve nos falar. Porque, quando o grão de milho é enterrado e quebrado na terra, é só então que seu coração interno brota e produz centenas de outras sementes e grãos. E assim tem sido sempre, através da história de toda a vida - Deus usa coisas quebradas. 

Parece-me que aqueles que foram dominados pelo poder do Espírito de Deus e são mais usados para a Sua glória são aqueles que foram quebrados: quebrados em suas finanças, quebrados em suas ambições ou ideais elevados, quebrados em sua reputação com seus mundanos desejos e, sim, quebrados em sua vontade própria e em seus corpos. Hoje, talvez você se veja nisto. Você caiu e cedeu a alguma pressão - talvez dor física ou um divórcio que você nunca quis. Se assim for, há um encorajamento no que Isaías no capítulo 33 verso 23: "Até os coxos (os aleijados) dividirão a presa."

Deus tem um propósito para nossas vidas; não para nós à deriva sem rumo, mas a mover-se mutuamente para as boas obras. Hoje e todos os dias, torne seu objetivo de fazer a diferença nas vidas daqueles que são próximos de você.

Através de toda a história Deus sempre usou pessoas quebradas para manifestar a sua glória: quadris quebrados; jarros de alabastro quebrados; pães quebrados ...  Meu pescoço quebrado possibilitou conhecer a Deus e ser usada por Ele. E ele pode usá-lo quebrado pelas provações deste mundo, pois o quebrantamento nos permite ver o quanto Ele nos amou e perdoou.


Somos naturalmente inclinados a pensar que não precisamos de Deus. Somos pessoas orgulhosas, engenhosas, independentes e autossuficientes. Achamos que precisamos de Jesus somente para nos levar para o céu. Nós pensamos que podemos administrar nossos dias sem precisar de Deus. Por isso para mim a tetraplegia confirma minha necessidade diária, desesperada, urgente, momento a momento de Deus. 
Eu estou caída; estou quebrada; eu sou uma pecadora, eu sou fraca; eu sou necessitada, e eu estou tão quebrada. E não tenho vergonha de admitir isso, porque esse é meu acesso ao poder de Deus. Deus nunca derrama Seu poder sobre os orgulhosos e engenhosos. Ele só dá graça em nossos pontos de quebrantamento.  Admita sua fraqueza e se vanglorie de sua necessidade de um Salvador. Sempre que admitimos o nosso quebrantamento e vivemos uma vida centrada na cruz, nunca experimentaremos a derrota.

Em 1925, um missionário na Índia chamado Stan Jones escreveu sobre isso em seu livro, "O Cristo da Estrada Indiana ". Ele compartilha uma conversa que teve com Mahatma Gandhi, na qual observou que nem o karma hindu nem o kismet muçulmano poderiam causar mudanças na vida de uma pessoa. Mas a cruz é diferente. Ele escreveu:
- A cruz nunca conhece a derrota, pois é por si mesma a derrota, e você não pode vencer a derrota. Você não pode quebrar o que está quebrado. A cruz começa com a derrota e aceita isso como um modo de vida. Mas nessa mesma atitude encontra sua vitória. A vida cheia de cruz nunca sabe quando é derrotada, pois transforma cada impedimento em um instrumento, e cada dificuldade em uma porta, cada tentativa em um rastro para a redenção. Qualquer um que colocar a cruz no centro de sua vida nunca conhecerá derrota. 

Abrace seu quebrantamento, abrace a cruz. Saiba que cada contratempo e decepção tem potencial para ser parte de seu crescimento, são portas para um lugar melhor. Então, hoje, veja que cada dificuldade é uma porta aberta. Não desanime pelo seu quebrantamento. É a vida do Calvário. É a vida de Jesus. Lembre Deus pode usar você.


http://www.dicionarioinformal.com.br/quebrantamento/


Adaptado: 

https://www.facebook.com/JoniEarecksonTada?hc_ref=SEARCH&fref=nf

Inspirado: 

https://www.youtube.com/watch?v=arPO_bJFLBM

5 comentários:

  1. Que texto maravilhoso e verdadeiro! Glórias a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Aleluia! Como estou quebrada, e como precisava ouvir (ou ler) essas palavras. Deus é fiel! Que Jesus continue abençoando e fortalecendo sua caminhada!

    ResponderExcluir
  3. A mais pura realidade 🙏🙏🙏🙏🙋

    ResponderExcluir