sábado, 19 de agosto de 2017

O Calcanhar de Aquiles





 O Calcanhar de Aquiles

Você tem uma fraqueza brilhante, um calcanhar de Aquiles?




Você já deve ter ouvido a expressão 'calcanhar de Aquiles' muitas vezes. Porém qual o significado de uma foto do meu pescoço para falar dessa expressão? Em primeiro lugar é importante saber que essa expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém e que todo mundo tem um calcanhar de Aquiles. 

Aquiles foi um feroz guerreiro grego que lutou na Guerra de Troia. Embora na batalha ele tenha matado o herói de Troia, ele mesmo foi morto enquanto tentava escalar os muros da cidade. Apesar de sua aparente invencibilidade, Aquiles foi ferido no calcanhar com uma flecha envenenada. E então, este grande guerreiro, que todos pensavam nunca cair na batalha, morreu uma morte dolorosa. Não de uma ferida no coração ou na cabeça dele, mas no seu calcanhar.
Hoje, quando descrevemos o "calcanhar de Aquiles", isso significa uma fraqueza particular nessa pessoa; uma fraqueza que pode levar à sua queda. Mas como Jonathan Parnell diz: "Essa ideia vem da mitologia grega, não da fé cristã. Os crentes em Jesus não têm um calcanhar de Aquiles porque somos um calcanhar de Aquiles." Ele está certo porque tudo em nós é fraco. E se pensarmos que somos fortes, inteligentes ou extraordinariamente talentosos, o orgulho nos derrubará. Normalmente, quando a fraqueza de uma pessoa é aproveitada pode significar derrota e desgraça. Mas quando cristãos abraçam sua fraqueza, Deus a explora para o triunfo deles e para a Sua glória. Isso acontece o tempo todo na vida dos seguidores de Jesus.
É por causa de Cristo que abraço minha tetraplegia. O diabo poderia tirar proveito da minha fraqueza; ele poderia tentar apontar sua flecha no calcanhar de Aquiles - isto é, meu pescoço quebrado. Sob sua influência, eu poderia me tornar uma pessoa amargurada cheia de ressentimento, reclamando que Deus escolheu um caminho tão difícil e doloroso para mim, um de seus filhos. E eu lhe digo que, se eu soubesse aquelas mentiras do adversário, significaria derrota para mim e desgraça para Deus. Eu poderia desgraçar Deus? Claro que eu poderia. Afinal, se eu chamar Cristo como meu Salvador e ainda resmungar contra Sua vontade, isso traz desgraça contra o bom nome de Deus.
Mas não vou deixar que as flechas venenosas do diabo governem o meu dia. Então, eu vou receber, por causa de Cristo e Sua honra, vou abraçar o calcanhar de Aquiles. Na verdade, eu não tenho um calcanhar de Aquiles, eu sou um calcanhar de Aquiles. Eu não tenho apenas uma fraqueza flagrante; tudo sobre mim é uma grande fraqueza. 

Muitas vezes as pessoas dizem que sou forte, mas eu sei que não é assim. Conheço o Salmo 70, versículo 5, onde diz: "Mas eu, sou pobre e carente". Então, o segredo de qualquer força que eu tenho é a velocidade com a qual eu admito quão carente, frágil, desamparada, impotente e fraca eu sou. Eu sei o quão fácil seria para mim resmungar e ser ressentida. Mas não me atrevo a fazer essas coisas, porque não quero trazer desonra ao nome de Cristo.
Nossa fraqueza se torna a nossa força quando buscamos a graça vivificante de Jesus. Em Jesus, podemos viver felizes, não apesar de nossas limitações, mas por causa delas! Nossa força pode e deve descansar em nossa capacidade de reconhecer a nós mesmos como somos fracos e necessitados. Espalhe o encorajamento porque todos temos um calcanhar de Aquiles.

Traduzido e adaptado:
http://www.joniandfriends.org/radio/5-minute/achilles-heel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário